O próximo console portátil do mercado está vindo por uma fonte inusitada: a editora de jogos independentes Panic. A pequena publicadora de jogos como Firewatch e Untitled Goose Game anunciou que lançará o Playdate, um portátil meio retrô, com tela preto e branca, concebido para rodar jogos independentes modernos.

O Playdate tem, além de uma tela preta e branca de alta refletividade, Wi-Fi, Bluetooth e USB-C embutidos em suas diminutas proporções, mas a característica mais intrigante é uma manivela do lado direito, que será um mecanismo de controle analógico que complementa os botões padrão. A expectativa é que os desenvolvedores usem essa manivela de maneiras interessantes e únicas em seus jogos.

O console portátil virá com 12 jogos que serão lançados ao longo de 12 semanas. A lista de jogos ainda não foi divulgada e a intenção é que sejam surpresas reveladas no dia do lançamento de cada um.

Apenas o primeiro título foi revelado por enquanto. Ele se chama Crankin’s Time Travel Adventure e é a nova criação de Keita Takahashi, autor de Katamari Damacy. Aparentemente, o jogo usa a manivela como principal forma de controle, como mostra o breve vídeo abaixo.

O Playdate deverá custar cerca de US$ 149 e será lançado em 2020, com previsão de pré-venda iniciando no final de 2019.