O sucessor do headset de VR Valve Index pode ser uma unidade independente, que não precisa de um PC ou console para funcionar, como indicam arquivos escondidos no aplicativo do atual modelo.

Vasculhando os arquivos do Valve Index, o YouTuber Brad Lynch descobriu drivers de um dispositivo com codinome “Deckard”, que funcionaria sozinho, sem conexão com um PC, semelhante ao Oculus Quest.

Uma pasta chamada VRLink inclui um arquivo DLL que contém “uma biblioteca inteira de coisas relacionadas a um driver ou dispositivo Wi-Fi”, de acordo com Lynch. Depois de pesquisar o modelo, Lynch descobriu que é um dispositivo Wi-Fi 5 (Wireless-AC), embora a DLL também contenha referências a uma conexão Wi-Fi 6.

Em um vídeo, Lynch comenta que este dispositivo geralmente tem duas antenas e ele lembra que no início deste ano a Valve patenteou vários designs de headstrap diferentes. “Em muitos desses projetos, eles falam sobre a ideia de incorporar duas antenas – uma na frente e outra atrás – para uso independente para conexão sem fio a um PC”.

Lynch também observa que um menu oculto no aplicativo de VR da Valve traz uma opção chamada Standalone System Layer, que ele acredita servir para “exatamente o que [o nome] diz”. “É uma camada para um headset autônomo usar, para fazer coisas autônomas”.

De acordo com Lynch, a prova final que sugere um dispositivo autônomo é uma referência a um arquivo deckard_applications.vrmanifest “acidentalmente deixado em um binário ARM do Linux”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Depois de estudar outros arquivos de driver, Lynch chegou à conclusão de que este arquivo “é na verdade um novo recurso” que, “ao ser implementado com o Deckard, permitirá que o Deckard inicialize e vá para alguns aplicativos padrão para fazer coisas como a configuração da sala ou algo como xrdesktop”.

Xrdesktop é um aplicativo da Collabora, que Lynch diz ter sido “financiado pesadamente pela Valve para construir um monte de coisas legais de VR” e permite que os jogadores acessem o desktop de seus PCs a partir do VR.

O headset Valve Index original foi lançado em junho de 2019 e é um modelo topo de linha, que custa US$ 999. Ele teve bom desempenho comercial pelo menos inicialmente, impulsionado pelo jogo Half-Life: Alyx da própria Valve, lançado no final daquele ano e considerado um raro título AAA para a tecnologia.