A Crytek, criadora da série Crysis e do sistema gráfico CryEngine, anunciou o fechamento de cinco de seus estúdios internacionais em uma tentativa de conter a grave crise financeira pela qual a empresa passa.

Em um comunicado, a Crytek anunciou que encerrou as atividades dos estúdios de Budapeste, Sofia, Istanbul, Seul e Xangai e irá manter apenas suas operações em Kiev e na matriz de Frankfurt. A empresa disse que está tomando providências para ajudar os desempregados dos estúdios fechados e fazer uma transição tranquila para a estrutura menor.

“Passar por essas transições está longe de ser fácil, e gostaríamos de agradecer sinceramente a cada membro da equipe – passado e presente – pelo seu trabalho árduo e compromisso com a Crytek. Essas mudanças são parte dos passos essenciais que estamos tomando para garantir que a Crytek seja um negócio saudável e sustentável e que possa continuar a atrair e nutrir os melhores talentos da nossa indústria. As razões para isso foram comunicadas internamente ao longo do caminho. Nosso foco agora está inteiramente nos principais pontos fortes que sempre definiram a Crytek – desenvolvedores de classe mundial, tecnologia de ponta e desenvolvimento inovador de jogos, e acreditamos que passar por esse processo desafiador nos tornará um estúdio mais ágil, viável e atraente, preparado para o sucesso futuro”, comentou o fundador da Crytel, Avni Yerli.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A crise financeira da Crytek vem de alguns anos e fez com que a empresa fechasse seus estúdios nos Estados Unidos e Reino Unido em 2014. Recentemente, surgiram rumores de que a situação teria se agravado e alguns funcionários estavam há seis meses sem receber salários.