O nível de entusiasmo e as notas têm variado, mas parece haver um consenso nas primeiras análises de que Resident Evil 7 recuperou a essência de horror da série.

O jogo que sai nesta terça-feira, 24, para PC, PS4 e Xbox One, tem sido recebido com notas que variam de 7 a 10, sendo a 9 até agora mais comum.

Os avaliadores elogiaram muito a ambientação, o detalhamento dos gráficos e a qualidade do áudio que eleva a tensão do jogo. A mudança para a visão em primeira pessoa é, naturalmente, citada como a maior inovação e todos parecem concordar que esta característica foi bem implementada e serviu para refrescar a jogabilidade.

As críticas mais comuns, mesmo para aqueles que se empolgaram mais com o jogo, foram direcionadas às batalhas com os chefes de fase — consideradas meio irritantes (os chefes são esponjas de tiros e nem sempre dão sinais de que estão sendo destruídos) — e aos enigmas, que seriam simples e sem graça em comparação com aqueles de outros episódios da franquia.

O modo de realidade virtual pelo PlayStation VR foi elogiado por todos, mas considerado uma experiência à parte e não necessariamente melhor que jogar na forma tradicional, pela TV. Todos os avaliadores disseram ter alternado entre o modo de RV e o normal, sendo que a maioria optou por jogar a maior parte vendo pela TV. O consenso neste item é que Resident Evil 7 é uma ótima implementação de RV, mas vestir o headset por muito tempo é sempre cansativo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Resident Evil 7 pode ser o primeiro jogo de obrigatório de 2017. Se você é um fã de horror de sobrevivência, então vai reconhecer o tremendo retorno à forma para a série lendária da Capcom e ficar igualmente emocionado e aterrorizado pela atmosfera e nível de imersão esta experiência proporciona”, escreveu o avaliador da EGM. “Resident Evil está de volta e acho que não fica melhor que isso”, concluiu o autor da análise, antes de dar a nota 9,5/10.

O jogo também mereceu uma nota alta, 9/10, do Polygon, que em sua análise considerou que o jogo é melhor do que o esperado. “É difícil saber se Resident Evil 7 resistirá ao teste do tempo tanto quanto os clássicos como o original ou RE4. Isoladamente, entretanto, é um jogo excelente que empurra a série em caminhos novos e dignos”.

Ainda mais entusiasmado, o avaliador do Destructoid honrou o jogo com a nota máxima, 10/10, e escreveu: “Resident Evil 7 foi além das minhas expectativas, e eu sinto que temos um clássico instantâneo aqui. Eu quero voltar a jogar agora, e tenho a sensação de que vou fazê-lo nos próximos anos”.

Mais sensível aos pontos fracos, o IGN deu a nota 7,7/10 e escreveu que “Resident Evil 7 baseia-se em elementos que fizeram o original grande e ainda se permite uma nova mudança arriscada de estilo que tanto ajuda quanto prejudica a fórmula amada em medida igual. Mas é também o mais próximo que uma seqüência numerada veio a recapturar as raízes de jogo lento, mas emocionante e atmosférico de Resident Evil em algum tempo – um retorno bem-vindo que eu realmente espero ver mais no futuro”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Também mais comedido na nota 8/10, o Gamespot considerou que apesar dos defeitos, Resident Evil 7 é um sucesso ao voltar ao clima original da série.

The Guardian – 5/5
Giant Bomb – 4/5
Game Informer – 8.5
USgamer – 4/5
PCGamer – 90/100
Polygon – 9
Gamespot – 8
Games Reactor – 9/10
Telegraph – 4/5
IGN – 7.7
Destructoid – 10
GamesRadar+ – 4.5/5
EGM – 9.5
Paste Magazine – 9
Shacknews – 9