Lançado em 5 de novembro, Call of Duty: Vanguard teve o pior desempenho comercial de um jogo da série em 14 anos no Reino Unido, ficando 40% abaixo das vendas do anterior, Call of Duty: Black Ops Cold War, na primeira semana de disponibilidade.

Segundo dados da GSD, que monitora as vendas no varejo do Reino Unido, as vendas físicas caíram 26% em relação à safra de 2020, enquanto as vendas digitais mostram uma queda de 44% nesta primeira semana de operação. A Activision Blizzard obviamente terá muito tempo para promover o jogo nos eventos de fim de ano, mas é notório que o fim de semana de lançamento concentra a maior parte das vendas.

No entanto, além dos sinais de cansaço da franquia ou potenciais efeitos vinculados à pandemia, devemos lembrar que, historicamente, episódios no contexto da Segunda Guerra Mundial são menos populares que aqueles baseados em guerra modernas. O fato dos jogadores de FPS também terem Battlefield 2042 e Halo Infinite como opção neste final de ano também pode servir como uma explicação, mas é indiscutivelmente a popularidade monumental do Battle Royale Call of Duty: Warzone, gratuito para jogar, o melhor argumento para canibalizar os lançamentos anuais de Call of Duty.

A despeito da queda vertiginosa nas vendas, Call of Duty: Vanguard ainda ocupou a primeira posição no ranking semanal dos jogos mais vendidos no Reino Unido na última semana, ficando à frente de FIFA 22. Porém, o jogo de guerra da Activision não concorreu com nenhum lançamento dentro do Top 10.