A Nintendo supostamente desistiu de participar da cerimônia de abertura dos Olimpíadas de Tóquio 2020 no último minuto, de acordo com roteiros obtidos por uma revista japonesa.

A publicação Shukan Bunshun publicou mais de dez propostas de roteiro para a cerimônia de abertura de Tóquio 2020, que revelam que a Nintendo seria um dos destaques nas referências culturais aos videogames.

No encerramento das Olimpíadas do Rio em 2016, o primeiro ministro japonês Shinzo Abe apareceu vestido de Mario e saindo de um cano. A referência aos videogames fez sucesso e deixou o público com expectativas altas para a abertura de 2020, mas o que se viu na semana passada foi uma cerimônia mais discreta, em parte pela redução do evento ao mínimo necessário diante da situação da pandemia, e também por polêmicas envolvendo a organização do evento e alguns convidados.

A referência aos videogames acabou limitada a músicas de jogos como Final Fantasy, Dragon Quest e Monster Hunter usadas como trilha-sonora para o Desfile das Nações, processo demorado em que todos os 11.260 atletas participantes dos jogos entraram na arena.

De acordo com a revista japonesa, um roteiro de abertura datado de 16 de junho de 2021 – um pouco mais de um mês antes do evento – incluía cinco músicas relacionadas à Nintendo durante o Desfile das Nações, incluindo os temas principais de Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Pokémon.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O crescimento da opinião pública contrária às Olimpíadas de Tóquio 2020 também levou alguns patrocinadores a reduzir seu envolvimento. Este pode ter sido o motivo para a Nintendo desistir de sua participação, mas a revista também afirma que a decisão da Nintendo pode ser influenciada por seus “sentimentos confusos” sobre a remoção do conteúdo da cerimônia em que havia trabalhado para scripts anteriores. Isso inclui uma sequência de introdução que foi configurada para apresentar performances inspiradas no “mundo dos videogames de 8 bits”.

O criador de Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto, estaria fortemente envolvido na criação da referida sequência ao lado da coreógrafa Mikiko Mizuno, e viajou para Tóquio todas as semanas para realizar reuniões, de acordo com a Shukan Bunshun. No entanto, quando os jogos foram adiados para 2021 devido à pandemia, um novo diretor criativo, Hiroshi Sasaki, foi contratado e Mizuno deixou seu cargo logo depois. O próprio Sasaki mais tarde renunciou devido a um escândalo.

Outra revisão do roteiro datada de outubro de 2020 apresentou uma segunda aparição do famoso cano de Mario visto no encerramento da Rio 2016. Os documentos do script supostamente mostram planos para a cantora Lady Gaga aparecer durante uma sequência de show usando um boné de Mario e sair de cena pelo cano verde, enquanto a comediante japonesa Naomi Watanabe apareceria em seu lugar.

A Nintendo se recusou a comentar sobre a reportagem da Shukan Bunshun.