As ações da Nintendo subiram antes do anúncio do Nintendo Switch ontem, mas caíram mais após a apresentação revelar um produto considerado pouco inovador e de apelo limitado.

Nesta sexta-feira, primeiro dia após o anúncio do Nintendo Switch, as ações da Nintendo caíram 6,5% na bolsa de Tóquio. Segundo o analista do mercado asiático Serkan Toto, a queda pode ser atribuída à desconfiança em relação a algumas características do novo console.

“Desculpe, mas uma abordagem de console/portátil é realmente inovadora em 2016? Eu estou mais preocupado com o público-alvo do aparelho: Quem, senão fãs ardorosos da Nintendo, vai comprar o Switch?”, indagou Toto pelo site GI.biz. “O Switch carece de uma ‘killer feature’ e eu acho que vai ser muito difícil para a Nintendo reconquistar os jogadores casuais que estão principalmente no celular agora. No Japão, por exemplo, o setor de jogos móveis já é de 2-3 vezes maior do que consoles. Mesmo o PS4 sofre aqui. Vai ser um desafio enorme tentar inverter essa tendência”.

Para o analista, o público-alvo do Nintendo Switch pode ser bem restrito e o console parece mais voltado aos mais novos. “Eu tenho as minhas reservas com relação à amplitude do público que ele atinge. O Switch provavelmente vai ser mais popular entre o público jovem. A sua funcionalidade é voltada exclusivamente para pré-adolescentes e adolescentes”, disse ele. “Embora o dispositivo pareça muito menos com um brinquedo do que estamos acostumados a ver da Nintendo, suas características como multiplayer precário e a capacidade de ter várias pessoas jogando usando uma única peça do controle mira no público tradicional da Nintendo. O vídeo de anúncio faz muito mais sentido para mim se você trocar todos os adultos nele por crianças.”

O Nintendo Switch sai em março de 2017.