O Nintendo Switch chegou a 52,48 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, se estabelecendo como o segundo console mais popular desta geração, apesar de ter entrado na disputa com mais de três anos de desvantagem.

As vendas do Switch nos nove meses finais de 2019 foram de 17,7 milhões, o que representa um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior. O incremento nas vendas se deve à introdução do modelo Switch Lite, que fez sucesso, e jogos como Luigi’s Mansion 3 e Pokémon Sword & Shield.

Com isso, o Switch superou o total de vendas de hardware do Xbox One, o que é notável quando se lembra que o console da Nintendo foi lançado no começo de 2017, enquanto o da Microsoft está no mercado desde o final de 2013.

A Microsoft não informa os números do Xbox One desde 2014, o que pode ser interpretado como uma evidência de que as vendas ficam muito distantes do rival mais próximo, o PlayStation 4. Mas com base em outras métricas disponíveis, analistas estimam que o Xbox One esteja hoje nos 50 milhões vendidos.

“De acordo com nossas estimativas, o Nintendo Switch passou o Xbox One em remessas de hardware durante o trimestre de férias do ano passado”, escreveu Daniel Ahmad, analista da Niko Partners. “O Xbox One não está muito atrás, mas o Switch levou apenas 34 meses para alcançar o que o Xbox One fez em 74 meses”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Em período equivalente, o Switch está competindo com o Nintendo DS em popularidade, bem como com os maiores sucessos da Sony, o PlayStation 2 e o PlayStation 4, mas ainda fica um pouco abaixo do Wii original, como mostram os gráficos abaixo.