O Nintendo Switch aceitará cartões de memória no padrão microSDXC para expandir sua capacidade de armazenamento. O console virá com apenas 32 GB de memória interna, o que deve comportar no máximo dois jogos grandes como Zelda.

Segundo a Nintendo, o Switch aceitará cartões microSDXC de até 2 TB. Hoje existem cartões de no máximo 512 GB neste formato, mas futuramente devem ser lançados modelos de 1 TB e 2 TB, que estarão aptos a funcionar com o novo console.

Atualmente, mesmo os cartões de 512 GB no padrão microSDXC são bem caros, o que pode tornar um luxo equipar um Switch com muita capacidade de armazenamento. Nos Estados Unidos, um cartão de 512 GB custa acima de US$ 200.

A memória de armazenamento reduzida do Nintendo Switch e o preço ainda alto dos cartões microSDXC deve fazer com que seja mais vantajoso comprar os jogos do console em mídia física. Os jogos serão vendidos em cartões com formato próprio, similares aos usados no 3DS, e não precisarão ser instalados na memória interna do aparelho.

Quem quiser comprar um jogo como The Legend of Zelda: Breath of the Wild em versão digital deve estar preparado para consumir boa parte da memória interna do console. O novo Zelda será um download de 13,4 GB no Switch, o que é quase a metade da capacidade máxima da memória interna do console.