O Nintendo NX será mesmo uma mistura de portátil com console tradicional e usará cartuchos como principal mídia. Esses dois rumores que circulavam há algum tempo foram confirmados hoje por várias fontes do site Eurogamer.

Segundo o site, o NX terá a forma de uma tela com duas partes de controles acopladas nas laterais. Essas partes dos controles poderão ser removidas e o usuário poderá encaixar o portátil em uma base que se conecta à TV, tornando o NX um híbrido de portátil e console para a casa.

Com o NX, a Nintendo também voltará a adotar os velhos cartuchos como mídia. Os jogos seriam vendidos em cartuchos individuais e também digitalmente, pela internet, sendo que neste último caso a Nintendo estaria recomendando uma mídia capaz de armazenar 32 GB.

Como especulado e já sugerido pela própria Nintendo, o NX não irá competir em performance gráfica com o PlayStation 4 e Xbox One, mas será mais poderoso que os consoles da geração passada. De acordo com as fontes do Eurogamer, o novo console da Nintendo será baseado no chip para plataformas móveis Tegra da Nvidia, especificamente o mesmo modelo Tegra X1 encontrado no portátil Shield da Nvidia e no tablet Google Pixel C.

Uma análise do site Digital Foundry menciona que essa versão do chip Tegra roda jogos multiplataforma como Doom BFG Edition e Trine 2 em 1080p a 60 quadros por segundo sem quedas no Android Shield, enquanto o PS3 e Xbox 360 rodam os mesmos jogos em 720p a 60 quadros por segundo com quedas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O NX, ainda segundo as fontes do Eurogamer, não será baseado na plataforma Android, mas usará um sistema operacional próprio da Nintendo. Não haverá retrocompatibilidade com o Wii U, mas já se sabe que pelo menos The Legend of Zelda: Breath of the Wild será um jogo multiplataforma, lançado no Wii U e NX.

As fontes do site dizem ainda que a Nintendo planeja revelar o NX oficialmente em setembro. O console/portátil será lançado mundialmente em março de 2017.