A Nintendo desmentiu uma notícia publicada pela Bloomberg que relatou a existência de ferramentas de desenvolvimento para o Switch que contemplariam a resolução 4K, a ser usada em um novo modelo do console supostamente planejado para o final de 2022.

Ontem à noite, a Bloomberg noticiou que 11 empresas, incluindo a Zynga, têm “ferramentas” da Nintendo para fazer jogos em 4K para o Switch.

A notícia publicada próxima ao lançamento do Switch OLED, previsto para chegar às lojas em 8 de outubro, provocou uma resposta atípica da Nintendo, que normalmente não comenta sobre rumores e especulações.

“Uma reportagem de 30 de setembro de 2021 (JST) afirma falsamente que a Nintendo está fornecendo ferramentas para impulsionar o desenvolvimento de jogos para um Nintendo Switch com suporte a 4K. Para garantir o entendimento correto entre nossos investidores e clientes, queremos esclarecer que este relatório não é verdade”, afirmou a Nintendo em um comunicado.

“Também queremos reafirmar que, conforme anunciamos em julho, não temos planos para nenhum novo modelo além do Nintendo Switch – OLED Model, que será lançado em 8 de outubro de 2021”.

A Zynga também desmentiu a Bloomberg e afirmou oficialmente que não tem o tal kit de desenvolvimento 4K do Nintendo Switch.

“Para esclarecer, a Zynga não tem um kit de desenvolvedor 4K da Nintendo”, escreveu a empresa em seu comunicado.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O artigo da Bloomberg menciona que o Nintendo Switch OLED deveria conter um chip mais rápido da Nvidia que permitiria a resolução 4K, mas “a capacidade 4K não aconteceu” por algum motivo. Uma fonte da reportagem indicou que o motivo da mudança seria a “escassez de componentes” provocada pela pandemia, o que não impediu que a Nintendo atualizasse suas ferramentas de desenvolvimento com o suporte a 4K ainda em julho.

Apesar dos rumores sobre um Switch 4K serem fortes e recorrentes, a própria Bloomberg especula que “a Nintendo ainda pode decidir não lançar um Switch 4K”.

Mesmo que o Switch 4K não apareça tão cedo, o atual console estará entrando em seu sexto ano em 2022, o que provavelmente resultará em um ponto de estagnação ou declínio das vendas de hardware em breve. Neste contexto, um sucessor para o Switch capaz de mostrar gráficos em 4K seria praticamente inevitável para os anos seguintes.