A Nintendo anunciou a formação de uma nova empresa subsidiária com a DeNA Co Ltd, a especialista em jogos para celular e negócios de internet japonesa.

A joint venture foi batizada Nintendo Systems Co Ltd e será inaugurada em abril de 2023 em Tóquio. A Nintendo será dona de 80% do negócio, que focará no “desenvolvimento e operação de serviços para fortalecer a digitalização dos negócios da Nintendo”.

A DeNA já é parceira da Nintendo em sua iniciativa de jogos para celular desde 2015, e tem a própria Nintendo como uma de suas principais acionistas, com 15%. A empresa lançou vários jogos para celular sob a supervisão da Nintendo desde então, incluindo Miitomo, Super Mario Run, Fire Emblem Heroes, Animal Crossing: Pocket Camp e Mario Kart Tour.

“Com base na experiência acumulada ao longo de mais de sete anos e na experiência de co-desenvolver vários serviços com base na Nintendo Account, a Nintendo e a DeNA avançarão em sua parceria e estabelecerão uma joint venture”, diz o anúncio do negócio.

“Com o objetivo de fortalecer a digitalização dos negócios da Nintendo, a joint venture irá pesquisar e desenvolver, além de criar serviços de valor agregado para reforçar ainda mais o relacionamento da Nintendo com os consumidores”.

A iniciativa da Nintendo no mercado de jogos para celular teve sucesso modesto, ficando aquém das expectativas da empresa. No primeiro semestre do atual ano fiscal, a receita deste segmento totalizou 23,5 bilhões de ienes (US$ 160 milhões), o que representa apenas 3,5% das vendas totais da Nintendo.

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Em comparação, a Activision e a Take-Two, donas da King e Zynga, reportaram receitas de US$ 932 milhões e US$ 730 milhões respectivamente no negócio de jogos para celular.

Apesar de ter lançado jogos para celular de franquias de peso como Mario, Mario Kart e Animal Crossing, a Nintendo encontrou seu maior sucesso em plataformas móveis com Fire Emblem, que já fez mais de US$ 1 bilhão.