Perto de ser substituído pelo NX, o Wii U sairá de cena como o console menos bem sucedido na história da Nintendo, considerado-se apenas os lançamentos principais. O console havia vendido apenas 12,8 milhões de unidades mundialmente até março, o que é um número constrangedor quando se descobre que a empresa tinha a expectativas ambiciosas para ele, que incluiam vender 100 milhões de unidades.

Em uma conferência para investidores, o novo CEO da Nintendo, Tatsumi Kimishima, desmentiu um boato de que teria apostado no fracasso do Wii U desde o início. Segundo o executivo, ele apenas não compartilhava do mesmo otimismo de alguns de seus colegas, que viam no console um sucessor com o mesmo potencial do primeiro Wii.

“Em primeiro lugar gostaria de esclarecer meus supostos comentários sobre o Wii U. Não quero dar desculpas, mas no momento do lançamento do Wii U, eu era responsável por nossa base de vendas nos Estados Unidos, e eu nunca fiz quaisquer comentários pessimistas”, disse o executivo.

Segundo Kimishima, “alguém” na Nintendo esperava que o console vendesse 100 milhões de unidades, e ele, no papel de responsável pelas vendas nos Estados Unidos, considerava o desafio muito grande.

“Em uma reunião interna com representantes de vendas, alguém projetou que venderíamos perto de 100 milhões de sistemas Wii U em todo o mundo”, disse Kimishima. “A ideia era que, porque o Wii vendeu bem, o Wii U iria seguir o exemplo. Eu disse que como o Wii havia vendido tão bem, teríamos de explicar claramente a atração do Wii U se quisessemos ir além disso e vender o novo sistema, e que isso não seria uma tarefa fácil”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O executivo acredita as palavras ditas por ele naquela ocasião podem ter sido interpretadas em um tom negativo, mas agora ele nega que tenha cravado o fracasso do Wii U.

“Eu era responsável por vender o Wii U e eu sabia o que era bom nele, então eu falei com os responsáveis das vendas sobre a importância de transmitir a atratividade do Wii U para os consumidores”, acrescentou o executivo. “Eu estou supondo que algo nesta comunicação pode ter sido interpretado em um tom negativo.”

Embora o Nintendo NX ainda seja um mistério, o novo console terá pelo menos uma grande vantagem em relação ao Wii U em seu caminho para vender muitos milhões de unidades: ele será lançado já com um “killer app”, isto é, um jogo de grande qualidade, capaz de vender consoles, como é o caso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que foi eleito recentemente o melhor da feira E3.