A Nintendo resolveu cancelar seu controverso Creators Program, que cobrava parte da receita de canais do YouTube que publicassem imagens de seus jogos.

Anunciado há três anos, o Creators Program era uma forma agressiva, mesmo para os padrões da Nintendo, de proteção de direitos autorais. Pelo programa, um canal do YouTube que mostrasse imagens de jogos da Nintendo, como vídeos de gameplay, deveria primeiro ser aprovado pelo programa e então ceder 40% da receita dos vídeos à Nintendo.

Naturalmente, a ideia não funcionou e agora a Nintendo irá liberar o uso das imagens de seus jogos sob outras condições. Os interessados em fazer vídeos com jogos da Nintendo e monetiza-los deverão seguir algumas regras como “incluir seus próprios comentários e contribuição criativa”, o que significa que meros vídeos de gameplay sem comentários não estão autorizados. Também será necessário restringir a monetização dos vídeos aos sistemas de compartilhamento de receita publicitária dos próprios canais como o YouTube e Twitch, ou seja, não será permitido pedir doações via Patreon ou similar.