A Nintendo decidiu que não vai participar da feira Gamescom em Colônia, na Alemanha, este ano. A decisão, tomada após considerar “cuidadosamente os prós e os contras”, foi comunicada pela empresa ao site alemão Games Wirtschaft.

“Para a Nintendo, a Gamescom é um evento central no calendário de eventos. Este ano, porém, decidimos não participar em Colónia depois de pesarmos cuidadosamente os prós e os contras. Em vez disso, os jogadores poderão experimentar os jogos Nintendo Switch em outros eventos na Alemanha”, confirmou um porta-voz da Nintendo da Europa.

A Nintendo esteve bastante presente entre os expositores da Gamescom no ano passado, quando promoveu Super Mario Bros. Wonder e convidou secretamente profissionais para assistir às primeiras demonstrações técnicas de seu próximo console.

A ausência na Gamescom, que acontece no final de agosto, portanto em uma data propícia para promover os grandes lançamentos de final de ano, é mais um indicativo de que a Nintendo deve lançar o sucessor do Switch apenas em 2025, deixando um vácuo no final de 2024.

Entretanto, do topo dos cerca de 140 milhões de Switches vendidos em todo o mundo e dos seus lucros históricos, a Nintendo pode se permitir um 2024 mais discreto, valendo-se mais de seu catálogo de jogos e com menor impulso de lançamentos AAA. Esses últimos serão representados por Mario vs. Donkey Kong, Princess Peach Showtime, Endless Ocean Luminous (2 de maio), Paper Mario: The Millennium Door (25 de maio) e Luigi’s Mansion 2 HD (27 de junho).

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A organizadora da Gamescom, para quem a ausência de um expositor mainstream como a Nintendo não é obviamente uma boa notícia, ainda não comunicou a lista de editoras e estúdios registados, embora afirme haver uma “demanda esmagadora” para os espaços na feira.