A Nintendo anunciou um novo Pikmin, desta vez na forma de um jogo para celulares feito pela Niantic, a desenvolvedora de Pokémon Go.

O jogo será o primeiro de uma nova parceria entre a Nintendo e a Niantic, fruto da boa relação após o sucesso de Pokémon Go. O novo Pikmin também será baseado na tecnologia de realidade aumentada e incluirá atividades de jogabilidade para “incentivar a caminhada e tornar o caminhar mais agradável”.

O desenvolvimento será realizado no novo estúdio da Niantic aberto em Tóquio em abril de 2018 e o lançamento é esperado para o final de 2021.

“A tecnologia AR da Niantic possibilitou que experimentássemos o mundo como se os Pikmin vivessem secretamente ao nosso redor”, disse o diretor da Nintendo, Shigeru Miyamoto.

“Com base no tema de tornar as caminhadas divertidas, nossa missão é proporcionar às pessoas uma nova experiência diferente dos jogos tradicionais. Esperamos que o Pikmin e este aplicativo se tornem parceiros em sua vida”.

O novo Pikmin da Niantic é o primeiro jogo da Nintendo em plataformas móveis desde que a empresa decidiu diminuir sua atuação neste segmento no ano passado. Na ocasião, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que a empresa “não estava necessariamente procurando continuar lançando muitos novos aplicativos para o mercado móvel” após resultados decepcionantes com as receitas de jogos como Mario Kart Tour e Super Mario Run.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Nintendo também estaria incomodada com a monetização agressiva dos jogos para celular e teria pedido a seus parceiros de desenvolvimento que não obrigassem os jogadores a gastar muito, temendo que isso pudesse prejudicar sua imagem e desvalorizar seus jogos.