O fundador da Imagine Software, Psygnosis e Evolution Studios, Ian Hetherington, morreu aos 69 anos. A causa da morte foi uma doença que o acometeu por curto tempo, mas cujos detalhes não foram divulgados.

Hetherington foi uma das figuras mais importantes do mercado britânico de videogames, tendo se destacado principalmente como o criador da icônica editora e desenvolvedora Psygnosis, berço de jogos como Shadow of the Beast, WipEout e Lemmings, além dos talentos que viriam a formar anos mais tarde a Rockstar, da série GTA.

A primeira empresa de videogames fundada por Hetherington foi a Imagine Software em 1982, que se especializou em lançamentos para o computador ZX Spectrum (TK90 no Brasil). Mas seu maior sucesso veio dois anos mais tarde com a criação da Psygnosis, produtora de alguns dos jogos mais renomados do computador Amiga e um dos primeiros estúdios da Sony na era PlayStation.

Hetherington e a equipe da Psygnosis influenciaram diretamente a tecnologia do primeiro PlayStation e foram responsáveis por alguns dos melhores jogos da primeira geração na plataforma, como Destruction Derby, WipEout e Colony Wars.

Ele permaneceu na Psygnosis até 1998, quando saiu para formar o Evolution Studios, também sediado na área de Liverpool, onde foram criados jogos de corrida de sucesso, incluindo WRC e MotorStorm.

A partir de 2007, Hetherington passou por cargos importantes na Realtime Worlds, Midoki e Immotion Group. Ele apareceu mais recentemente em um documentário dos 30 anos de Lemmings.