A Maingear, uma montadora de PCs de alto-desempenho para jogos, está tentando ajudar a lidar com a emergência do coronavírus construindo respiradores mecânicos de baixo custo a partir de uma versão antiga do gabinete de PC F131.

Fundada por brasileiros nos Estados Unidos, a Maingear desenvolveu sua solução, batizada LIV, internamente ao lado de consultores médicos em apenas algumas semanas. A unidade é fabricada com peças prontas e pode ser produzida por aproximadamente um quarto do preço dos respiradores médicos mais comuns. De acordo com um porta-voz da empresa, esse preço é de aproximadamente US$ 7500, enquanto um respirador mecânico comum custa em torno de US$ 50.000.

A Maingear pretende produzir o ventilador LIV em apenas duas semanas e aguarda a liberação do FDA, órgão equivalente à ANVISA nos Estados Unidos.

A Maingear diz que o LIV apresenta uma “interface touchscreen fácil de usar” por meio de um tablet Nvidia Shield usando software personalizado e “fontes de alimentação redundantes”, à prova de falhas. Visualmente, o respirador é como um PC para games tradicional.