O lançamento oficial da Portal Companion Collection para o Switch ontem trouxe o detalhe que faltava para “modders” viabilizarem uma versão de Half-Life 2 para o console da Nintendo.

Familiar com os hacks do Switch, o dono da conta OatmealDome no Twitter explica que a coleção de Portal 1 e 2 lançada na terça-feira contém uma parte considerável do conteúdo de Half-Life 2 em seus dados.

“A totalidade do Half-Life 2 (menos mapas e música) está presente na ROM”, diz ele. “Podem ser sobras da versão do [Nvidia] Shield”.

De fato, Portal foi criado como um “mod” de Half-Life, o que significa que compartilha boa parte do código do tiro em primeira pessoa.

“Devo notar que é esperado ter pelo menos algumas sobras de Half-Life 2 presentes na ROM, considerando que Portal 1 é apenas um mod chique de Half-Life 2. Dito isto, há muitos arquivos que deveriam não estar aqui (modelos específicos de HL2, NPCs, clipes de voz, etc)”, explicou o hacker.

OatmealDome precisou então importar mapas de Half-Life 2 para o jogo, usando um Switch modificado, e teve sucesso após algumas horas. Menos de 24 horas após o lançamento da coleção de Portal, um vídeo de Half-Life 2 rodando no Switch foi publicado no Twitter, embora o jogo ainda tenha bugs.

“O jogo meio que funciona. Ocasionalmente trava, alguns mapas são impossíveis de progredir, as animações dos NPCs estão com bugs, os saves não funcionam e as câmeras do mundo são colocadas nas coordenadas erradas”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Portal: Companion Collection está disponível para o Switch por R$ 64,90. Os dois jogos rodam a 60 quadros por segundo no portátil, em resolução até full HD.