Um ex-executivo da Microsoft revelou que a empresa tentou comprar a Nintendo enquanto desenvolvia o primeiro Xbox, mas a proposta não rendeu mais do que risadas por parte dos japoneses.

Em uma reportagem da Bloomberg sobre a origem da divisão Xbox, o então diretor de relações com terceiros do Xbox, Kevin Bachus, contou que a Nintendo “morreu de rir” quando ouviu a proposta da Microsoft de comprar a empresa.

“A primeira empresa que procuramos comprar foi a EA. Eles disseram: ‘Não, obrigado’ e depois veio a Nintendo”, lembrou Bob McBreen, o primeiro chefe de desenvolvimento de negócios da divisão Xbox.

“Steve (Ballmer, ex-CEO da Microsoft) nos fez encontrar a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos”, acrescentou Bachus. “Eles apenas morreram de rir. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião transcorreu”.

McBreen acrescentou: “Na verdade, tivemos a Nintendo em nosso prédio em janeiro de 2000 para trabalhar nos detalhes de uma joint venture em que daríamos a eles todas as especificações técnicas do Xbox. A ideia era que eles eram péssimos em hardware e, em comparação com o PlayStation da Sony, eram mesmo”.

“Então a ideia era: ‘Ouça, você é muito melhor na parte do jogo com Mario e tudo mais. Por que você não nos deixa cuidar do hardware? Mas não deu certo”, lembrou McBreem.

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O executivo contou também que a Microsoft ainda tentou comprar a Square, criadora de Final Fantasy, e a Midway Games, a editora de Mortal Kombat naquela época.

“Recebemos uma carta de intenção para comprar a Square. No início de novembro de 1999, fomos ao Japão. Tivemos um daqueles grandes jantares com seu CEO e Steve Ballmer”.

“No dia seguinte, estávamos sentados na sala da diretoria e eles disseram: ‘Nosso banqueiro gostaria de fazer uma declaração’. Basicamente, o banqueiro disse: ‘A Square não pode prosseguir com este negócio porque o preço é muito baixo’. Fizemos as malas, fomos para casa e foi o fim da Square”.

Na Midway, Bachus disse que, após discussões, a Microsoft finalmente decidiu que um potencial negócio não fazia sentido.

“Eles levavam muito a sério o desejo de serem adquiridos, mas não podíamos descobrir como fazer o negócio funcionar porque os tiraríamos imediatamente do negócio do PlayStation e não precisávamos de seu grupo de vendas e marketing, e assim isso os deixou sem muito valor”.

Uma aquisição crucial que a Microsoft acabou fazendo foi a do então pouco conhecido estúdio Bungie, que acabou criando aquela que é, até hoje, a principal propriedade intelectual do Xbox: Halo. Na época, o negócio enfrentou algumas reações internas e externas, de acordo com Bachus.

“Recebi uma mensagem de voz de Neil Nicastro, o CEO da Midway, dizendo que éramos as pessoas mais idiotas do setor, que ele poderia entender que talvez não quiséssemos comprá-los, mas por que compraríamos um desenvolvedor de jogos para PC? Todo mundo achou que isso era idiota”, disse ele.

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“E os caras da Microsoft Japão estavam tipo, ‘Não vamos nem lançar Halo porque, como todos sabemos, como uma lei imutável da física, os jogos em primeira pessoa não funcionam bem em console’”.

Halo funcionou nos consoles e o Xbox acabou conquistando a posição de principal competidor da Sony e o PlayStation a partir do Xbox 360 anos mais tarde.