A Microsoft reconheceu um novo sindicato formado por testadores de jogos dos vários estúdios da ZeniMax Media, incluindo id Software, Arkane Studios e Bethesda Game Studios.

A sindicalização na indústria de jogos ainda é algo raro, mas a ideia tem ganhado popularidade entre trabalhadores americanos nos últimos dois anos e já foi colocada em prática por funcionários da Raven Software que testam os jogos da série Call of Duty.

De acordo com o comunicado de imprensa do sindicato Communications Workers of America, a criação do sindicato ZeniMax Workers United foi votada por maioria qualificada dos empregados. Os últimos são mais precisamente testadores de garantia de qualidade, a disciplina geralmente menos valorizada entre as muitas profissões de videogame.

“Temos uma oportunidade à nossa frente para fazer grandes mudanças e trazer justiça à indústria de videogames. Queremos acabar com períodos repentinos de crise, salários injustos e falta de oportunidades de promoção dentro da empresa. Nosso sindicato pressionará por salários competitivos, melhor comunicação entre a administração e os funcionários, um caminho claro para quem deseja avançar em suas carreiras e muito mais”, comentou Victoria Banos, testadora de garantia de qualidade em Hunt Valley, no estado de Maryland.

“Estamos ansiosos para iniciar negociações de boa fé em direção a um acordo coletivo de trabalho”, disse um representante da Microsoft, que futuramente terá que aprender a negociar com pelo menos dois sindicatos de testadores, caso sua proposta de compra da Activision Blizzard seja aprovada.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A receptividade à formação de sindicatos, algo que normalmente é combatido ferrenhamente dentro de grandes empresas nos Estados Unidos, pode ser uma forma da Microsoft somar pontos com as autoridades que ainda relutam em dar luz verde ao negócio com a Activision Blizzard, a começar pela Federal Trade Commission e Autoridade de Mercados no Reino Unido.

“Quando os funcionários da ZeniMax anunciaram que estavam organizando um sindicato em dezembro, a Microsoft concordou em permanecer neutra e permitir que os trabalhadores tomassem sua própria decisão sobre ingressar no sindicato. A empresa reconheceu rapidamente o ZeniMax Workers United depois que um terceiro neutro confirmou que a maioria dos trabalhadores estava a favor de ingressar no sindicato”, dizia o comunicado do sindicato. “O ZeniMax Workers United é o primeiro estúdio da Microsoft a obter representação sindical e o maior grupo de testadores de garantia de qualidade representados por sindicatos em um estúdio de jogos dos EUA”.