A Microsoft está preparando o lançamento de uma loja de aplicativos do Xbox no iOS e Android, que pode ocorrer em 2024 desde que uma nova lei seja aprovada para acabar com o monopólio da Apple e Google e suas lojas App Store e Google Play.

Falando ao jornal Financial Times, o chefe do Xbox, Phil Spencer, reiterou que a Microsoft pretende lançar a loja de aplicativos da marca Xbox em smartphones e tablets assim que legalmente possível.

“A Lei dos Mercados Digitais que está chegando – esse é o tipo de coisa que estamos planejando”, explicou Spencer, acrescentando: “Acho que é uma grande oportunidade”.

A Lei dos Mercados Digitais foi assinada pelo Parlamento Europeu em setembro de 2022 e entra em vigor em 2 de maio de 2023. A partir desta data, reguladores irão identificar empresas que fecham seus ambientes virtuais à participação de outras lojas e então estes serão obrigados a se adaptar às novas regras anti-monopólio até 6 de março de 2024.

A Apple e do Google seriam os principais alvos da nova legislação e com o fim do monopólio da App Store e Google Play, empresas como a Xbox e a Epic Games poderiam oferecer seus jogos diretamente ao consumidor, sem precisar pagar a muito controversa taxa de 30% à Apple e Google.

“Queremos estar em posição de oferecer o Xbox e o conteúdo de nós e de nossos parceiros terceirizados em qualquer tela em que alguém queira jogar”, explicou Spencer ao Financial Times. “Hoje, não podemos fazer isso em dispositivos móveis, mas queremos construir um mundo que achamos que virá onde esses dispositivos serão abertos”.

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A perspectiva de poder vender seus jogos diretamente ao consumidor também foi vislumbrada pela Microsoft em sua proposta de aquisição da Activision Blizzard, marca que detém algumas propriedades muito valiosas no mercado mobile, como Call of Duty Mobile e os títulos Candy Crush.