A Microsoft planeja continuar lançando “alguns” jogos da Activision Blizzard para o PlayStation, após a conclusão da aquisição da produtora por US$ 68,7 bilhões anunciada hoje.

O comentário teria sido feito à Bloomberg por “uma pessoa familiarizada com o pensamento da empresa”. A publicação também perguntou sobre este assunto ao chefe do Xbox, Phil Spencer, que disse: “Vou apenas dizer aos jogadores que estão jogando jogos da Activision Blizzard na plataforma da Sony: não é nossa intenção afastar as comunidades dessa plataforma continuamos comprometidos com isso”.

Vale a pena notar que Spencer fez comentários semelhantes antes da conclusão de sua aquisição de US$ 7,5 bilhões da Zenimax, controladora da Bethesda, porém em seguida acabou confirmando que os principais lançamentos da marca, como Starfield, The Elder Scrolls 6 e Redfall, serão exclusivos do PC e Xbox.

É bem possível que a Microsoft opte por uma abordagem jogo a jogo, selecionando aqueles que fazem mais sentido estarem no maior número de plataformas, mesmo nas rivais. Este seria o caso de Call of Duty, que depende do acesso em todas as plataformas para garantir que o tamanho de sua comunidade de jogadores multiplayer não seja drasticamente reduzido.

Assim como ocorreu com a Bethesda, que tinha acordos de exclusividade com a Sony em Deathloop e Ghostwire Tokyo, a Activision manteve relações mais estreitas com a Sony na geração do PS4, o que resultou em acesso antecipado aos DLCs da série no PlayStation até Call of Duty Black Ops: Cold War de 2020. Hoje, porém, não há qualquer acordo de exclusividade para lançamentos futuros em qualquer plataforma.