O novo Microsoft Flight Simulator pode ser um “killer app” capaz de estimular a venda de novos hardwares, no caso o PC, de acordo com um estudo feito pela consultoria Jon Peddie Research (JPR).

A análise feita pela JPR prevê 2,2 milhões de cópias do simulador vendidas em três anos e bons frutos colhidos por outras empresas no mercado de PC. No mesmo período, ela estima que o simulador influencie a compra de hardware no montante de US$ 2,6 bilhões.

“Muito mais” será gasto em construções de PCs, atualizações de monitores, manches de vôo e muito mais ao longo do ciclo de vendas completo do título, diz o estudo.

“Os simuladores de vôo são incrivelmente exigentes em capacidade de processamento e recompensam a alta resolução, grandes monitores e uso de RV”, comentou o analista Ted Pollak.

“Quando novos simuladores de vôo são lançados, o hardware para executá-los em configurações e desempenho máximos ainda nem existe. Isso cria uma situação de demanda de hardware constante ao longo da vida do título, à medida que os fãs buscam a melhor experiência”.

“Um número significativo de fãs de simuladores de vôo apenas jogam simulações de vôo. Levamos isso em consideração ao calcular se o dinheiro será gasto especificamente ou parcialmente por causa deste jogo”.

O presidente da JPR, Jon Peddie, disse que os principais beneficiários do lançamento de Microsoft Flight Simulator 2020 seriam a Intel e a AMD devido à demanda que o jogo coloca em CPUs.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“A taxa de quadros só pode ser desenhada quando todos os cálculos físicos são resolvidos e as simulações precisam de mais resolução física e ambiental pela CPU do que os jogos normais”, disse ele.

“Os jogadores de simulação sabem que a CPU não é facilmente atualizada, então eles pagam pelo melhor. As ofertas de GPU da Nvidia, AMD e Intel também se beneficiarão, pois o processamento é necessário para altas resoluções”.

“Dell, HP, Lenovo e outros fabricantes de PCs para jogos também verão um aumento significativo nas vendas com este lançamento. Assim como a HP e outros fabricantes de headsets de VR com produtos compatíveis. Claro, todos os principais fabricantes de componentes e acessórios de PC também lucrarão com o lançamento”.

O Asobo Studio, produtor do novo Microsoft Flight Simulator, está trabalhando em uma atualização que torna o jogo compatível com headsets de realidade virtual, o que deve ajudar a vender esse tipo de acessório também.

Versões de Microsoft Flight Simulator 2020 para Xbox One e Xbox Series X também estão em desenvolvimento.