A Microsoft afirmou que os 76 jogos que estão sendo acrescentados ao catálogo de retrocompatibilidade na família Xbox serão os últimos deste programa.

Segundo a chefe do programa de compatibilidade do Xbox, Peggy Lo, a Microsoft atingiu o limite do que é possível recuperar do legado do Xbox tanto tecnicamente quanto por questões de licenciamento.

“Esta adição mais recente e final de mais de 70 títulos ao programa de compatibilidade com versões anteriores só foi possível por meio da paixão e do feedback da comunidade”, explicou Lo. “Suas solicitações constantes de títulos e aprimoramentos específicos encorajaram a equipe de compatibilidade com versões anteriores a fazer parceria com os criadores originais para preservar milhares de jogos de mais de quatro gerações de Xbox”.

“Enquanto continuamos focados em preservar e aprimorar a forma de arte dos jogos, atingimos o limite de nossa capacidade de trazer novos jogos do passado para o catálogo devido a restrições de licenciamento, legais e técnicas. Obrigado por fazer parte desta jornada conosco”.

A adição dos 76 novos jogos, entre os quais se destacam os das séries FEAR e Max Payne, já foi considerado um bônus em relação ao plano inicial da Microsoft, que teria encerrado seus esforços em adicionar novos jogos retrocompatíveis em 2019. Desde então, o foco da empresa estava voltado para assegurar a compatibilidade entre o Xbox Series X|S e o Xbox One, o que significa que todos os jogos já adaptados estarão aptos a funcionar no console da nova geração.

A lista completa dos novos jogos retrocompatíveis na família Xbox pode ser vista aqui.