A Microsoft sempre se esforçou para dar um significado aos nomes de seus consoles, mesmo que eles tenham acabado usando números estranhos como Xbox One e Xbox 360, mas uma ideia considerada na época do Xbox 360 foi um tanto bizarra: a empresa pensou em chamar o console de “Xbox 3”.

Em uma entrevista ao site IGN, o ex-chefe do Xbox, Robbie Bach, revelou que o nome Xbox 3 foi cogitado para o Xbox 360, o que faria com que a linha Xbox pulasse uma geração em sua nomenclatura. O objetivo era evitar que o console tivesse uma imagem de atraso em relação ao então concorrente PlayStation 3.

“Certamente Xbox 3 estava na lista porque, bem, você tem que alcançar [a concorrência]. Você não quer ter o Xbox 2 comparado com o PlayStation 3. Nós realmente falamos sobre isso… Você não quer parecer que está uma geração atrás, então por que não pular?”, argumentou Bach.

A solução encontrada pela Microsoft foi usar o 3 acompanhado de 6 e 0, criando o número 360 com o sentido de um giro de 360 graus, em alusão à versatilidade do novo Xbox.

Mostrando-se mais atenta ao marketing que às convenções numéricas, a Microsoft lançou no ano passado o Windows 10 como sucessor do Windows 8, ou seja, pulando o Windows 9.