A conferência da Microsoft na E3 neste domingo deve ter servido para tranquilizar os fãs do Xbox que desconfiavam que a empresa estava se tornando descomprometida com seu negócio de games. A apresentação mostrou nada menos que 50 jogos, sendo vários exclusivos, trouxe anúncios de investimentos em estúdios “first party” e encerrou com um comentário do executivo chefe do Xbox, Phil Spencer, sobre a próxima geração do Xbox.

No encerramento da apresentação, Spencer comentou brevemente que a equipe por trás do Xbox One X está “avançada no planejamento do próximo console Xbox”. Segundo ele, o próximo Xbox irá “novamente corresponder ao comprometimento [da Microsoft] para proporcionar o padrão mais alto dos jogos de console”.

Embora a Microsoft e a Sony ainda sejam discretas ao falar dos planos para o futuro, é comum que novos consoles comecem a ser desenvolvidos tão logo uma geração começa. Segundo rumores, kits de desenvolvimento iniciais do PlayStation 5 teria começado a ser distribuídos para estúdios selecionados no começo do ano. A estimativa da maior parte da indústria de games é de ter os sucessores do PS4 e Xbox One no mercado a partir de 2020.