A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 11, que adquiriu a startup Beam, criadora de um serviço de transmissão ao vivo nos moldes do Twitch. A empresa pretende agora incorporar a tecnologia ao sistema do Xbox One.

O grande diferencial do Beam em relação ao Twitch ou ao Youtube é que sua tecnologia de baixa latência permite interações além das conversas em texto e sem “delay” entre o autor da transmissão e o público. Atualmente, o Twitch e o Youtube apresentam atrasos de cerca de 10 segundos nas interações.

Mesmo agora sendo propriedade da Microsoft, o Beam continuará sendo desenvolvido em múltiplas plataformas — como o Xbox One, PlayStation 4 e PC –, mas a fabricante do Xbox poderá aperfeiçoar o app no Xbox One para integrá-lo melhor à interface do console.

Além de permitir conversas em texto durante as transmissões ao vivo, o Beam em sua versão para PC também oferece opções de interação que interferem na jogabilidade. Como exemplo, em Minecraft o público que assiste pode fazer com que monstros apareçam no jogo do autor da transmissão. A baixa latência — cerca de 200ms — pode permitir também que o público escolha as armas que o jogador irá usar ou execute ações pontuais como escolher uma resposta ou caminho a seguir em um jogo de aventura.

O valor do negócio entre a Microsoft e o Beam não foi divulgado.