A Microsoft anunciou durante seu evento Xbox X018 que adquiriu os estúdios Obsidian Entertainment e InXile Entertainment, dois especialistas no gênero RPG responsáveis por jogos como Pillars of Eternity, Fallout: New Vegas, Torment: Tides of Numenera e Wasteland.

Rumores de uma negociação entre a Microsoft e o Obsidian Entertainment apareceram nas últimas semanas, mas a compra do InXile Entertainment foi uma surpresa. Com as aquisições, a Microsoft passa a ter duas casas que são especialistas em RPGs tradicionais, tendo explorado este gênero há décadas com jogos de renome, como Star Wars: Knights of the Old Republic II, Neverwinter Nights 2, Fallout: New Vegas, Pillars of Eternity, Tyranny e South Park: The Stick of Truth, por parte da Obsidian, e The Bard’s Tale IV: Barrows Deep, Wasteland e Torment: Tides of Numenera no caso da InXile.

“As 13 equipes de desenvolvimento de jogos distintas e diversificadas que formam o Microsoft Studios estão focadas na implementação de novas tecnologias da Microsoft, oferecendo conteúdo para novas plataformas e serviços como Xbox Game Pass e criando jogos exclusivos”, disse Matt Booty, vice-presidente corporativo da Microsoft Studios. “Temos o compromisso de expandir as franquias dos Microsoft Studios que os jogadores já adoram e investir em conteúdo novo e exclusivo para todo tipo de jogador”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Após falhar na produção de conteúdo exclusivo na geração do Xbox One, a Microsoft agora está bastante reforçada em seus estúdios próprios, tendo adquirindo nos últimos anos casas como a Playground Games, Ninja Theory e Undead Labs.