A Microsoft confirmou os boatos e anunciou que o novo Xbox se chama provisoriamente Project Scarlett e será lançado no final de 2020. O anúncio foi feito pelo chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, durante a coletiva de imprensa da empresa na E3 2019.

Segundo Spencer, o novo Xbox está sendo desenvolvido pela equipe responsável pelo Xbox One X, que não é mais aquela que criou o Xbox One original.

Um vídeo com depoimentos de vários membros da equipe do Xbox trouxe um resumo do que esperar para este console da nova geração, como resolução de até 8K e até 120 quadros por segundo, além do esperado incremento para o SSD com desempenho 40 vezes superior ao HDD do Xbox One. Sobre os chips do console, a Microsoft disse que o processador e GPU baseados nas tecnologias Zen 2 e Navi da AMD proporcionarão performance quatro vezes superior à do Xbox One X.

Pelo menos um jogo de peso já está confirmado para o novo Xbox Project Scarlett: Halo Infinite.

Os anúncios de hoje validam os rumores que circularam sobre o Project Scarlett há algum tempo. Segundo informações vazadas, a Microsoft pretende lançar pelo menos dois modelos do novo Xbox, sendo um deles um console tradicional com tecnologia de ponta, apelidado internamente de “Anaconda”, e uma versão de baixo custo, focada em jogos por streaming, com codinome “Lockhart”. Esses detalhes não foram confirmados pela Microsoft por enquanto.

A data de lançamento, final de 2020, também confirma as especulações prévias e deve coincidir com a chegada do rival PlayStation 5, que também foi anunciado discretamente pela Sony há alguns meses.