A principal surpresa da Nintendo na E3 2021 foi um novo Metroid 2D para o Switch, o primeiro nesse estilo em 19 anos. O jogo, batizado Metroid Dread, será lançado já em outubro e deve saciar o apetite dos fãs enquanto Metroid Prime 4 não fica pronto.

Metroid Dread é uma co-produção da Nintendo com o estúdio espanhol MercurySteam, o mesmo que criou Metroid: Samus Returns para 3DS e a série Castlevania: Lords of Shadow para a Konami.

Segundo a Nintendo, a palavra “Dread” no título do jogo simboliza o medo e terror que desta vez se combinará com o tema universal de exploração da série.

“Com a série Metroid, sempre nos desafiamos a surpreender os jogadores. A ideia de uma ameaça terrível é um tema em que pensamos há mais de 15 anos. Você poderia chamar isso de destino. Conseguimos mostrar um pouco disso no trailer de anúncio, mas há outras ameaças que Samus deve enfrentar também – sobre as quais falaremos mais tarde”, escreveu a Nintendo.

O primeiro trailer de Metroid Dread mostra Samus sendo perseguida por robôs chamados E.M.M.I. enquanto explora um planeta misterioso. Essas máquinas, que são revestidas pelo material mais resistente do universo, foram enviadas ao planeta pela Federação Galáctica para capturar e extrair DNA de criaturas desconhecidas, mas por algum motivo agora perseguem Samus.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A história, que a Nintendo diz ser o fim do arco envolvendo Samus e os Metroids, começa com um relato da exploradora: “O X é um parasita terrivelmente letal que se apodera de criaturas orgânicas, imitando-as posteriormente com base em suas informações genéticas. Uma vez me infectou também. Mas minha vida foi salva, graças a uma vacina criada a partir do inimigo natural do X: Metroids. Não só isso, me tornou o único ser capaz de lutar contra essa criatura que ameaça a galáxia. Depois de uma batalha mortal com o SA-X, uma cópia de mim em todas as minhas capacidades, finalmente consegui exterminar o X, junto com o planeta SR388.

Contudo…

Um dia, a Federação Galáctica recebeu imagens de vídeo de uma fonte desconhecida indicando que o X ainda vivia. A Federação despachou uma unidade especial composta por sete E.M.M.I. robôs para o remoto planeta ZDR, que se acredita ser a fonte da transmissão. Logo depois de chegar ao ZDR, toda a unidade desapareceu misteriosamente. O X realmente ainda existe? E o que está acontecendo no ZDR? Cabe a mim, o único imune ao parasita X, ir descobrir”.

“Para aqueles que acompanharam a série, você pode ter muitas perguntas sobre a história do jogo Metroid Dread. O parasita X existe realmente no ZDR? Por que os E.M.M.I. caçando Samus? Como a história de Samus, os Metroids e seus destinos interconectados terminará?”, pergunta a Nintendo. “Claro, aqueles que nunca jogaram Metroid antes podem não estar familiarizados com os eventos que levaram ao jogo Metroid Dread. Saiba que a história dessa entrada na saga pode ser entendida por si só, então tenha certeza de que você está seguro para começar suas aventuras Metroid aqui”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“Você poderia dizer o E.M.M.I. são uma representação do conceito de uma ameaça terrível que consideramos há tanto tempo. Por serem robôs, eles não têm sentimentos ou hesitações. Eles vêm direto atrás de seu alvo e matam impiedosamente com uma facada. Samus deve cumprir sua missão enquanto luta contra esses inimigos frios, calculistas e extremamente fortes”.

As ações básicas de Samus foram aprimoradas e agora são mais satisfatórias do que nunca de usar. Algumas das ações apresentadas no trailer de anúncio são:

MELEE CONTRA E DASH MELEE
Com um contador corpo a corpo na hora certa, Samus pode atacar o ponto fraco de um inimigo. Essa habilidade foi vista pela primeira vez no jogo Metroid: Samus Returns para o console Nintendo 3DS, e nesta edição ela pode usar o movimento enquanto corre com Dash Melee. Isso ajuda Samus a alavancar os contadores como ações ofensivas, saltando para perto do inimigo e contra-atacando.

MIRA LIVRE
Samus pode mirar e atirar em qualquer ângulo. No jogo Metroid: Samus Returns, Samus teve que plantar os pés para mirar livremente. Agora, ela também pode fazer ajustes finos em sua mira enquanto se move na direção para a qual está voltada.

SLIDE
Slide é uma nova ação na série, permitindo que Samus se mova por pequenos espaços sem parar.

ÍMÃ ARANHA
Com esta nova habilidade, Samus pode se mover, atirar e até mesmo contra-atacar enquanto está pendurado na parede. Isso só pode ser usado nas faixas magnéticas azuis fixadas para selecionar paredes e tetos.

Metroid Dread tem como meta um lançamento no Switch em 8 de outubro.