O Media Molecule confirmou o fim da equipe de curadoria para Dreams, como parte dos esforços de redução de pessoal anunciados anteriormente no estúdio.

De acordo com a produtora, a decisão de acabar com a equipe de curadoria visa “garantir que Dreams faça a transição para uma plataforma autossustentável, com essas mudanças ajudando a filtrar novas criações para jogadores regulares do Dreams, enquanto os criadores alcançam seu público merecido para seus jogos, animações, músicas e tudo mais”.

Em abril passado, o Media Molecule havia anunciado o fim do suporte técnico a Dreams, mas restava a equipe de curadoria de conteúdo. Versões do jogo para PC e PlayStation 5, embora já estivessem praticamente prontas, também foram descartadas.

O Media Molecule afirma que o fim da curadoria “coincidirá com o lançamento de novas playlists, bem como com a promoção da playlist Dreams Recommender, que fornecerá recomendações excelentes com base no que você tocou recentemente em Dreams”.

Dreams foi um projeto muito ambicioso que consumiu todo o tempo do estúdio Media Molecule durante a geração do PlayStation 4. Mas a ideia ousada de oferecer uma ferramenta de criação de jogos complexa ao público se mostrou inviável na prática, sendo ao mesmo tempo complicada demais para o usuário leigo e limitada para o profissional.

Hoje, o Media Molecule está focado no desenvolvimento de um novo projeto, com uma equipe menor e certamente um orçamento bem inferior àquele que a Sony permitiu para a criação de Dreams.