Em um vazamento sem precedentes, mais de cem vídeos que seriam de Grand Theft Auto 6 vazaram neste domingo na internet. A editora Take-Two solicitou a remoção do conteúdo do YouTube e outras redes sociais, em uma atitude que pode ser interpretada como a confirmação de que os vídeos são reais.

O autor do vazamento publicou os vídeos no GTAForums sob o nome de usuário teapotuberhacker e diz que conseguiu o material acessando o canal do Slack interno da Rockstar Games.

Os vídeos de GTA 6 mostram cenas típicas de um jogo da série, com sequências de roubos, tiroteios, condução em mundo aberto e conversas com dublagem completa.

Chama a atenção a qualidade relativamente pobre dos gráficos, que estão bem próximos do já antigo GTA 5 ou de Red Dead Redemption 2, o que pode significar que o desenvolvimento foi feito em cima das ferramentas desses jogos ou se trata de uma versão antiga. Como GTA 6 ainda está a pelo menos dois anos do lançamento, muita coisa ainda deve melhorar.

Os vídeos também confirmam antigos rumores sobre GTA 6, incluindo o cenário que seria Vice City – a Miami fictícia da série – e uma personagem feminina jogável. Em vários momentos é possível ver elementos de programação de depuração na tela.

Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, suas fontes da Rockstar confirmaram a ele que o vazamento de imagens “iniciais e inacabadas” é real e disseram que a situação é “um pesadelo” para a Rockstar.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

No momento da redação deste artigo, os vídeos ainda estão disponíveis para download a partir de links na postagem original nos Fóruns do GTA, embora a empresa controladora da Rockstar, Take-Two Interactive, tenha começado a emitir reivindicações de direitos autorais contra vídeos no YouTube e redes de mídia social para removê-los.

No total, são mais de 50 minutos de filmagem. Muitos dos clipes são muito breves. Um dos vídeos mais longos, com cerca de três minutos de duração, mostra a personagem feminina roubando um restaurante, ameaçando funcionários e clientes, que reagem com medo de ter uma arma apontada para eles.

As palavras Vice City podem ser vistas em alguns clipes. A certa altura, a personagem feminina entra em um clube de strip lotado de uma multidão densa. Outros vídeos mostram sistemas de disparo e conversação.

O vazador disse ainda que obteve o código-fonte de GTA 5 e GTA 6, e até mesmo uma versão de teste do GTA 6. Ele agora diz estar disposto a negociar um acordo com a Take-Two para não liberar esse material.