A Nintendo tinha planos de criar uma sequência direta para The Legend of Zelda: The Wind Waker, mudando a aventura do mar para a terra, mas acabou cancelando o projeto. Este detalhe foi revelado em um novo livro sobre a série lançado no Japão.

O livro The Legend of Zelda: Art & Artifacts conta que a ideia da Nintendo era de continuar Wind Waker com um jogo novamente ambientado em terra firme, com Link usando um cavalo para se locomover. O projeto foi cancelado por vários motivos, entre eles o estranhamento e a reação negativa dos fãs ao estilo visual de Wind Waker na época.

“O Wind Waker 2 teria ocorrido em um cenário mais terrestre, e não no mar, para que pudéssemos ter Link galopado em toda a terra em um cavalo”, contou o artista Satoru Takizawa.

“Mas as proporções de Link em Wind Waker não eram muito adequadas para andar a cavalo. Ele era muito baixo, e uma versão para adultos de Toon Link não parecia apropriada também.”

Embora hoje seja considerado um dos episódios mais bonitos visualmente da série, Wind Waker demorou a conquistar os fãs mais radicais, que na época sonhavam com um Zelda realista e mais “adulto”. A Nintendo assimilou as críticas e decidiu cancelar a sequência de Wind Waker para criar The Legend of Zelda: Twilight Princess no lugar, com o visual mais realista e sombrio que os fãs pediam. Na época, os filmes de O Senhor dos Anéis também faziam sucesso, o que aumentou a demanda por um jogo de fantasia mais realista.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Enquanto estávamos presos nesses problemas, tomamos consciência da maior demanda por um Link mais realista e mais alto”, concluiu Takizawa. “Os filmes de fantasia de ação ao vivo de alto orçamento também eram enormes na época, então, com todas as coisas consideradas, decidimos fazer isso. Eu estava no projeto como diretor de arte e comecei trazendo [Yusuke] Nakano para fazer o projeto de Link.”

Curiosamente, com o passar dos anos o público amadureceu e começou a apreciar a arte de Wind Waker, que hoje é considerado o ápice em estilo da série, enquanto o visual sombrio e realista de Twilight Princess foi logo esquecido.

Apesar de ter optado pelo visual realista no próximo jogo da série principal, a Nintendo continuou usando o estilo de Wind Waker em jogos para o DS, como Zelda: Phantom Hourglass.

O livro The Legend of Zelda: Art & Artifacts será lançado em inglês em fevereiro.