A Activision Blizzard confirmou que não poderá lançar Diablo Immortal na Bélgica e Holanda por causa de leis dos dois países que proíbem as chamadas “lootboxes”.

As leis criadas pelos belgas e holandeses em 2018 equiparam “lootboxes” a jogo de azar e dinheiro. Com isso, alguns jogos precisaram remover o recurso para serem oferecidos nos dois mercados, ou simplesmente não foram lançados.

As chamadas “lootboxes” são tipos de caixas de surpresa que os jogadores podem comprar com dinheiro real para receber recompensas aleatórias, como uma arma ou roupa especial em um jogo, por exemplo.

Jogos como NBA 2K da 2K Games foram adaptados para os dois países com a remoção dos pacotes My TEAM. Já a Nintendo preferiu não lançar jogos para plataformas móveis que continham “lootboxes”, como Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp.

“Isso está relacionado ao atual ambiente operacional de jogos nesses países. Como resultado, os pré-registros para o jogo não estão acessíveis nesses mercados”, esclareceu um porta-voz da Activision Blizzard sobre a situação de Diablo Immortal.

Diablo Immortal será lançado em versão beta na quinta-feira, 2 de junho, no PC e celulares iOS e Android.