Apesar do enorme sucesso de Baldur’s Gate 3, o Larian Studios não irá criar DLCs para o jogo e nem uma sequência, Baldur’s Gate 4. A decisão surpreendente foi anunciada pelo chefe do estúdio, Swen Vincke, enquanto recebia mais um prêmio de Jogo do Ano na GDC 2024.

A decisão do Larian Studio é surpreendente, mas não irracional, já que o estúdio irá aproveitar seu know-how e prestígio crescente para investir em propriedades intelectuais suas daqui pra frente. Um jogo novo, de uma dessas novas propriedades, está em estágio inicial de planejamento no estúdio.

Baldur’s Gate é uma marca que pertence a outra empresa, a Wizards of the Coast, que também é proprietária dos sistemas D&D e AD&D usados no RPG. A partir de agora, o Larian Studios quer se desvincular não apenas da marca Baldur’s Gate como do próprio sistema D&D, tornando-se, portanto, totalmente independente e dono de seu próprio destino.

Vincke esclareceu que outro Baldur’s Gate ainda é possível, mas a decisão está nas mãos da Wizards of the Coast, que precisará procurar outro estúdio para o trabalho.

A decisão do Larian é, portanto, a mesma tomada pela BioWare, que após criar Baldur’s Gate 1 e 2 decidiu investir em suas próprias criações como Mass Effect e Dragon Age.

O Larian Studio não deu detalhes sobre seu próximo projeto, mas o estúdio tem a opção de retornar à série Divinity, que a credenciou ao trabalho para a Wizards of the Coast em Baldur’s Gate 3. O último jogo desta série foi Divinity: Original Sin 2, lançado em 2017.