A série de futebol da Konami começou com o nome japonês Winning Eleven, virou Goal Storm nos Estados Unidos, passou a se chamar Pro Evolution Soccer na Europa, se misturou com a marca International Superstar Soccer em um momento e acabou mais conhecida como simplesmente PES em sua fase mais popular. Mas a partir do próximo lançamento, um novo nome será usado pela Konami nos mercados ocidentais: eFootball PES.

Segundo o gerente de marca europeu da Konami, Lennart Bobzien, a última mudança no nome atende a duas necessidades: o uso da palavra “football” na Europa, onde “soccer” é visto como uma maneira americana de diferenciar o futebol verdadeiro daquele esporte jogado com bola oval e quase sempre com as mãos; e o estabelecimento do jogo nos eSports.

“Na Europa sempre foi complicado, e quando discutimos esse reposicionamento pensamos, ‘vamos chamá-lo de football, é um mercado europeu [então] queremos ter football’”, explicou Bobzien ao site Gamespot. “Ainda mantemos o PES no nome do produto, já que sentimos que ainda é parte da herança e queremos mantê-lo lá. Portanto, a combinação será eFootball: PES”.

O foco cada vez maior na competição de eSports é outro detalhe que a Konami pretende enfatizar com a nova nomenclatura. “Nós simplesmente pensamos que, ao incluí-lo na nomenclatura do produto, estamos fazendo uma declaração e mostrando à nossa comunidade de fãs, mas também ao público mais amplo, que o eSports desempenhará um papel muito importante no futuro”.

eFootball PES 2020 será lançado para PC, Playstation 4 e Xbox One em 10 de setembro.