O designer Hideo Kojima surpreendeu seus fãs na manhã desta quinta-feira ao revelar que está fechando seu estúdio instalado em Tóquio há apenas cinco anos. Como de costume, Kojima foi enigmático e não esclareceu se esta é apenas uma mudança de endereço ou parte de um plano maior.

“Hoje é o dia em que nos despedimos da entrada, do corredor do Ludens e da cozinha que é a nossa casa há pouco mais de cinco anos. Muitas lembranças vêm à mente. Adeus”, escreveu Kojima na legenda das fotos, deixando claro que gostava do escritório ultra-moderno, instalado no bairro de Shinagawa, há poucos metros do QG do PlayStation no Japão, e está triste por abandoná-lo.

Imediatamente após a publicação das fotos, os fãs começaram a especular sobre o próximo destino de Kojima e da Kojima Productions. Seria uma volta à Konami? Uma aliança com o Xbox? Quiçá com a Sony? Ou finalmente Kojima admitiria sua relação com o BlueBox Studio?

A hipótese mais provável – e, portanto, mais sem graça – é uma simples mudança de endereço, que poderia ser motivada por uma expansão ou retração do espaço físico da Kojima Productions, uma vez que a pandemia alterou a rotina de trabalho e muitos optaram pelo home office ou trabalho remoto.

Oficialmente, Kojima já disse que está desenvolvendo um novo projeto e recentemente ele publicou fotos de uma seção de captura de movimento em um estúdio da Sony na Califórnia.