Um dos poucos designers que ainda podem se dar ao luxo de perseguir ideias pouco convencionais, Hideo Kojima disse que gostaria de fazer um jogo que “muda em tempo real”, de acordo com a localização do jogador ou o que ela está pensando.

Falando ao site japonês Anan, Kojima revelou que tem vontade de recuperar uma ideia parecida com a que ele experimentou em seu jogo de Gameboy Boktai: The Sun is in Your Hand, que era acompanhado de um sensor de luz solar que media a quantidade de luz solar e dava poderes ao jogador para derrotar vampiros.

“O que eu quero fazer é um jogo que mude em tempo real. Pessoas de todas as idades e profissões ao redor do mundo estão jogando um jogo, e todos estão jogando o mesmo jogo. Em vez disso, ele mudaria dependendo de onde você mora e do sentimento da pessoa. Anteriormente, eu fiz um jogo chamado Boktai. Além do Game Boy Advance portátil, ele usava um sensor solar e um relógio anexados. Como a quantidade de luz solar refletida no jogo é usada para derrotar o vampiro, o jogo muda dependendo do local e da hora de jogo. Esse mecanismo conecta o sistema feito por humanos de forma realista”, explicou Kojima, ainda que de seu jeito misterioso e vago.

Algo parecido com isso pode ser encontrado hoje em aplicações de realidade aumentada para videogames, que levem dados relativos à localização geográfica dos jogadores, como acontece por exemplo em Pokémon GO ou similares.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Kojima já comentou que está trabalhando em um novo jogo e que os acontecimentos associados à pandemia dos últimos anos tem provocado reflexões em seu processo criativo. Nenhum detalhe sobre este jogo foi divulgado por enquanto, mas o próximo lançamento da Kojima Productions, Death Stranding Director’s Cut, sai para PS4 e PS5 em 24 de setembro.