O designer Hideo Kojima entrou em detalhes sobre o conceito de conexão que é tema centra de Death Stranding, e representado em parte pelo sistema de “likes” demonstrado na Tokyo Game Show na semana passada.

Falando à revista Game Informer, Kojima disse acreditar que sua mensagem mais importante é que os jogadores não estão sozinhos no mundo desolado de Death Stranding. “Jogar é uma sensação solitária, porque você joga sozinho normalmente, mesmo estando on-line”, disse ele. “Muitas pessoas jogam no sofá e talvez pensem: ‘Estou sozinho, e talvez eu seja estranho jogando sozinho'”.

“Mas, em um determinado momento, você percebe: ‘existe alguém realmente parecido comigo que sentiu essa solidão’, porque você a vê quando está se conectando indiretamente. Como em um cinema – talvez haja 200 ou 300 pessoas assistindo um filme juntos”, explicou ele. “É claro que você não pode ver o rosto de outras pessoas, mas pode ver as trilhas e traços para poder sentir ou pensar nas outras pessoas”.

Kojima se referiu aos objetos que outros jogadores deixaram para trás, como escadas e caixotes. Estes itens podem receber curtidas, que aparentemente têm a mesma finalidade das reações usadas nas redes sociais, sendo nada mais que um pequeno afago. “Em um jogo, você ganha mais dinheiro, ou mais fama, ou mais elogios, certo? É disso que se tratam os sistemas de jogo atualmente: você quer algo em troca, se fizer algo”, explicou Kojima.

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“No início, a equipe asiática disse: ‘Ei, Hideo, ninguém nunca entenderá isso. Talvez os japoneses possam entender’. Eu disse: ‘É por isso que quero que as pessoas façam isso no jogo. Então todos esses membros da equipe me disseram: ‘Temos que lhes dar elogios, pontos ou algo assim’, mas seria assim em um jogo normal, em qualquer outro jogo. Então eu disse: ‘Dar curtidas é dar amor incondicional'”.

Em relação ao tema da conexão, o Kojima afirmou que esta ideia é propositadamente ambígua para que os jogadores possam tirar suas próprias conclusões. “Por Bridges, você está se conectando de leste a oeste e eles querem que você se junte à UCA – as Cidades Unidas da América”, disse ele. “Ao se conectar, você pode usar os serviços UCA, mas, ao mesmo tempo eles recuperam suas informações 24 horas por dia. É como 1984. Algumas pessoas podem não gostar disso e dizer: ‘Não vou me conectar à UCA, porque vamos repetir a mesma coisa que fizemos, como Trump, ou a UE, essas coisas. É uma metáfora”.

“Quando você faz contato e se conecta, há drama, há preparação, há enredo; você começa a sentir que a conexão pode realmente ser boa. Mas não estou dizendo que seja positivo ou negativo se conectar. Cabe aos jogadores ver como eles se sentem durante o jogo”, concluiu Kojima.

Death Stranding será lançado em 8 de novembro para PlayStation 4.