O criador de Metal Gear e Death Stranding, Hideo Kojima, revelou que pretendia lançar Metal Gear Solid V em uma série de episódios, sendo Ground Zeroes o primeiro.

Lembrando do jogo na ocasião de seu nono aniversário, Kojima publicou uma série de mensagens no Twitter nas quais ele revela seu plano inicial para Metal Gear Solid V.

“Ground Zeroes foi originalmente planejado como um prólogo para Metal Gear Solid V, uma introdução importante para enraizar a vingança de Snake (o jogador) na história principal, e o tema de MGSV é a retribuição”, tuitou Kojima.

“Na verdade, era minha grande intenção lançar o GZ. O desenvolvimento de um jogo completo leva de 4 a 5 anos. Os tempos mudam durante a produção. Então pensei em oferecer um formato episódico, como uma novela transmitida, onde um episódio é produzido e distribuído. GZ foi feito para ser um experimento”, explicou o designer.

Em sua conta japonesa, Kojima continuou explicando: “Desde que o PS4 foi lançado no final de 2013, o jogo foi pré-lançado com o PS4, o Fox Engine e o mundo aberto para apresentar o novo Metal Gear Solid e também para fornecer feedback para o jogo principal em mente”.

“No entanto”, concluiu ele, “muitas pessoas pareciam esperar que Ground Zeroes fosse um jogo completo após seu lançamento e não o entenderam. Tenho a sensação de que era muito cedo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

De fato, o conceito de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes foi difícil de ser compreendido na época já que não se tratava de uma demo gratuita, mas de um jogo vendido a um preço menor e com conteúdo que não existia no que veio a ser Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Este último, por sua vez, foi lançado sem o capítulo final que concluiria a história, embora as cenas deste tenham sido mais tarde divulgadas na internet.

Embora incompletos, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain foram aclamados e são considerados pelos fãs entre os melhores jogos da série.