O designer Hideo Kojima apareceu na apresentação Summer Game Fest para anunciar que seu próximo projeto é Death Stranding: Director’s Cut, uma nova versão do jogo feita para o PlayStation 5.

Rumores sobre Death Stranding: Director’s Cut começaram a aparece em janeiro, quando um “insider” revelou que a nova versão do jogo estava em desenvolvimento e teria novas histórias e conteúdo.

O anúncio de hoje, feito no evento que abre a E3 2021, trouxe um trailer que coloca mais perguntas que respostas na cabeça do povo. Nele, o protagonista Sam Porter aparece em um lugar parecido com a base de Shadow Moses Island de Metal Gear Solid, onde há soldados fortemente armados em patrulha. O personagem de Norman Reedus então fica intrigado com uma caixa de papelão, deixando a impressão que Death Stranding: Director’s Cut irá reforçar a jogabilidade com o combate e furtividade de Metal Gear Solid.

Death Stranding: Director’s Cut será mostrado em detalhes “em breve”. O jogo foi anunciado para o PlayStation 5 e não há comentários por enquanto sobre uma versão para PlayStation 4.

Além de revelar Death Stranding Director’s Cut, Kojima também deu pistas, ainda que muito sutis, sobre seu próximo projeto. Após o lançamento de Death Stranding em 2018, Kojima diz que seu processo criativo mudou, principalmente à luz de eventos recentes do mundo real, como a pandemia. “É quase semelhante ao que aconteceu depois de 11 de setembro, considerando que direção devemos seguir como entretenimento”, disse Kojima ao apresentador do Summer Game Fest. “Acho que esta é uma grande tarefa para nós criadores”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“No passado, sobre criar coisas, sempre pensava no que poderia acontecer na sociedade em 5, 10 ou 20 anos. Era como prever o futuro e adicionar a essência do entretenimento. E é assim que eu sempre criei. Mas desta vez, veio muito cedo. A realidade veio muito cedo, especialmente em Death Stranding. Então, eu mudei como penso e crio agora”.

“Eu realmente estive pensando sobre isso. Porque é entretenimento, tem que ser divertido. Também quero dar ao jogador algo para aprender. Mas como a era está se aproximando tão rapidamente, não é mais apenas ficção”.

Sobre este próximo projeto, Kojima disse que ainda não tinha muito a compartilhar, mas comentou que será algo diferente. “Não será como no passado, não será um passo de cada vez. É uma mudança drástica, assim como depois de 11 de setembro, temos que nos adaptar e pensar em novas formas de criar, já que o entretenimento não pode ficar para trás”.

“Tenho que pensar no que vai acontecer no futuro. Se fosse algo como um alienígena entrando no meu jogo, não importaria muito sobre o estado do mundo. Poderíamos simplesmente inventar qualquer conceito ou ideia. Mas eu sempre quero colocar alguns elementos sociais como base para o jogo para apresentar aos jogadores o que está acontecendo e talvez eles pensem sobre isso. Claro, o tempo todo ainda será divertido. Com essa velocidade de mudança, eu realmente preciso considerar que previsão faço e de que forma apresento ideias para o jogador”.