O designer e programador Kazuhisa Hashimoto, criador do famoso “Código Konami”, morreu no Japão aos 61 anos, de acordo com um ex-colega.

Hashimoto foi programador, designer e produtor da Konami nos anos 80 e 90 e trabalhou em clássicos como Gradius, Life Force, Snatcher, International Superstar Soceer e Goal Storm. Mas seu maior legado é o Código Konami (Konami Code), uma sequência de comandos que acionava um modo de trapaça em vários jogos da Konami.

O Código Konami (↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A) foi usado pela primeira vez na versão para NES de Gradius. A ideia inicial de Hashimoto era facilitar o trabalho dos testadores, que não podiam perder muito tempo encarando o alto desafio dos jogos da época e, usando o código, tinham a opção de acessar todos os “power ups” da nave. Mais tarde, foi decidido deixar o código no lançamento de varejo do jogo, pois a Konami acreditava que era muito difícil para o público geral acioná-lo acidentalmente durante o jogo.

Hashimoto explicou como pensou no código em uma entrevista em 2003: “Eu tinha um cara subordinado a mim que ajudou na versão coin-op de Gradius. Essa é realmente difícil. Eu não tinha jogado muito e, obviamente, não consegui vencer, então criei o Código Konami. Porque eu era quem iria usá-lo, eu tive certeza de que era fácil de lembrar”.

“O jogo levou cerca de meio ano para se desenvolver e, na época, montar o código era como um quebra-cabeça divertido. ‘Como diabos vou conseguir encaixar essas senhas no programa?’, eu me perguntava”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O Código Konami acabou sendo implementado em todos os lançamentos seguintes da Konami para os consoles da época e eventualmente foi descoberto pelo público. Várias homenagens a ele foram prestadas por outras produtoras, e jogos como Fortnite, Rocket League e League of Legends guardam surpresas para quem entra a sequência de comandos.

Bem estabelecido na cultura nerd popular, o código também foi usado para acessar configurações secretas no Netflix, referenciado pela Alexa da Amazon e mencionado no filme Detona Ralph da Disney.