O co-criador do Doom e atual CTO da Oculus, John Carmack, disse que o recém-anunciado Oculus Quest terá poder computacional similar ao dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360.

O Oculus Quest será um headset de realidade virtual focado em jogos e de funcionamento independente, sem a necessidade de um PC e a infinidade de cabos dos headsets de ponta.

Falando na Oculus Connect 5 conference, Carmack comentou que embora o headset seja poderoso como um PS3 ou Xbox 360, o público não pode esperar gráficos com a qualidade desses consoles ainda.

“Em termos de poder de processamento bruto, há sempre muitas camadas”, disse ele. “E você pode discutir coisas diferentes, mas o Quest está na vizinhança do poder de uma geração anterior como o Xbox 360 ou PS3. Apenas em termos de CPU e GPU, o que você pode esperar fazer nele. Mas o importante é ter em mente que a maioria dos jogos [da geração passada] gerou uma visualização de 1280 × 720 a 30 quadros por segundo. Enquanto na realidade virtual esperamos que você possa renderizar 1280 × 1280 duas vezes para estéreo e 72 quadros por segundo. Isso é oito vezes e meia mais pixels do que você teria em um antigo jogo do 360”.

O Oculus Quest pretende proporcionar experiências de jogo em realidade virtual mais próximas daquelas possíveis no Oculus Rift, tendo inclusive muitos dos mesmos jogos, mas ainda há uma enorme diferença de capacidade gráfica entre essas duas plataformas. O Oculus Rift não apenas depende de um PC de ponta para funcionar bem como tem um hardware que consome volumes de energia que seriam inviáveis em um dispositivo portátil. No Quest, os produtores estarão bem mais limitados pela bateria e poder de processamento.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Com um PC moderno, você tem tanto poder extra que não precisa ser um programador experiente para fazer um jogo que as pessoas adoram”, disse Carmack. “Você realmente não tem essa conveniência em nenhuma plataforma móvel, na verdade, mas especialmente em nossa plataforma”.

O Oculus Quest custará US$ 399 e deve ser lançado no segundo trimestre de 2019.