A Sony deu detalhes sobre a compatibilidade do PS5 com os acessórios do PS4, esclarecendo que a maioria deles poderá ser usada nos jogos do novo console, exceto pelo controle antigo.

O DualShock 4 funcionará no PlayStation 5 apenas em jogos do PlayStation 4 executados por meio da retro-compatibilidade. Já o PlayStation VR e os controles Move, bem como os headsets de áudio das linhas Platinum e Gold, são totalmente compatíveis.

“Acreditamos que os jogos PS5 devem aproveitar os novos recursos que estamos trazendo para a plataforma, incluindo os recursos do controle sem fio DualSense”, esclareceu Isabelle Tomatis, chefe de marketing de periféricos da Sony.

Os periféricos especializados, como volantes de corrida oficialmente licenciados, joysticks de arcade e manches de simulador vôo, funcionarão com jogos do PS5.

Por fim, a PlayStation Camera funcionará com o PS5 para os jogos de PS VR compatíveis. Mas este exigirá um adaptador que será fornecido sem custo adicional para os usuários do PS VR, escreveu Tomatis. Mais detalhes sobre como obter o adaptador serão anunciados posteriormente.

O controle DualSense representa a mudança mais radical no design dos controles da linha PlayStation até hoje, portanto é natural que este seja o ponto de incompatibilidade mais sensível no PS5. Além de visualmente diferente dos DualShock, o controle DualSense tem gatilhos adaptáveis e com feedback tátil, microfone embutido e feedback háptico que permitirá sentir simulações realistas de movimentos, trepidações e texturas, como as diferenças ao dirigir na terra e asfalto.

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020 e será compatível com a maioria dos jogos do PS4.