A Sony reduziu suas expectativas e o tamanho da equipe de desenvolvimento do jogo multiplayer de The Last of Us em desenvolvimento pela Naughty Dog, após uma avaliação do projeto feita em conjunto com a Bungie, produtora de Destiny adquirida por ela no ano passado.

Segundo reportagem da Bloomberg, o número de pessoas trabalhando no projeto foi reduzido após a Sony ouvir as opiniões da Bungie, que tem larga experiência em jogos multiplayer como serviço após quase uma década administrando a série Destiny.

“A Bungie levantou questões sobre a capacidade do projeto multiplayer de The Last of Us de manter os jogadores envolvidos por um longo período de tempo, o que levou à reavaliação”, afirma a reportagem da Bloomberg.

O jogo multiplayer de The Last of Us não foi cancelado, mas muitos de seus desenvolvedores foram transferidos para outros projetos e um pequeno grupo permanece enquanto a Sony reavalia sua direção.

Pouco antes da publicação da reportagem, a Naughty Dog se antecipou e publicou um esclarecimento nas redes sociais, no qual explicou que o The Last of Us multiplayer precisará de mais tempo de desenvolvimento.

“À medida que o desenvolvimento continua, percebemos que o melhor para o jogo é dar mais tempo a ele. Nossa equipe continuará trabalhando no projeto, assim como em nossos outros jogos em desenvolvimento, incluindo uma nova experiência single-player”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Recentemente a Sony revelou que está usando a Bungie para examinar rigorosamente seus muitos jogos de serviço ao vivo em desenvolvimento, entre os quais estão os recém-anunciados Concord e Fairgame$, além do novo projeto da própria Bungie, Marathon.

Durante uma apresentação na última terça-feira, a Sony reiterou que planeja ter 12 títulos de serviço ao vivo no mercado até o ano fiscal que termina em março de 2026. Esta meta explica a aquisição da Bungie por US$ 3,6 bilhões, que agora tem sua expertise aproveitada para garantir que esses títulos tenham a melhor chance de sucesso.

Recentemente, também surgiram rumores sobre o cancelamento de um jogo de serviço ao vivo exclusivo do PlayStation em desenvolvimento na Deviation Games.