Os produtores de um jogo que foi removido da Steam por copiar parte dos gráficos de Call of Duty admitiram a culpa após a Activision enviar provas do delito.

No começo da semana, o estúdio Trek Industries recebeu uma notificação de violação de direitos autorais da Activision após o jogo de tiro Orion: Prelude ser removido da Steam. Na ocasião, a direção do estúdio classificou as acusações de Activision como infundadas, mas agora admitiu que elas são verdadeiras e foram comprovadas.

A Activision enviou ao Trek Industries imagens que provam que Orion: Prelude usou os modelos de armas e outras coisas extraídas de Call of Duty. De posse das provas, o estúdio demitiu o responsável por parte da arte do jogo e se manifestou sobre o caso.

“Estou agora em completo acordo com a reclamação e estou igualmente enfurecido”, comentou o diretor da Trek Industries, David Prassel. “Na noite passada eu recebi provas diretamente da Activision relativas a materiais [copiados] nem mesmo mencionados em público ainda. Ao recebermos isso tornou-se imediatamente evidente que cópias flagrantes foram feitas. Embora o artista tenha se oferecido para refazer os gráficos sem nenhum custo, ele foi demitido imediatamente após tomarmos conhecimento disso”.

Segundo Prassel, a equipe que desenvolveu Orion: Prelude trabalhava remotamente e eles não tiveram como fiscalizar o que o artista fazia todo o tempo. “A contratação e o trabalho de desenvolvimento acontece online em fuso horário diferente e em horas diferentes do dia”, disse o diretor. “Isso pode resultar em situações como essa e fazemos o máximo para evitá-las”.

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Prassel também comentou que sua função no Trek Industries é administrativa e ele nem sempre tem oportunidade de jogar outros jogos e comparar com o seu. “Por isso que somos abertos a colaborações dos fãs e mesmo de desenvolvedores como nesse caso”, disse ele.

“A equipe está extremamente chateada e eu me sinto como um idiota com o que foi apresentado a mim”, acrescentou Prassel. “É assim que as coisas funcionam. Você trata seus desenvolvedores como crianças e dá apoio a eles até que provem o contrário. Ele [o responsável pela cópia] é do outro lado do mundo no Vietnã e por isso a comunicação foi adiada e, no final das contas, não recebemos qualquer coisa sua. No final, ele desapontou a todos aqui e nós simplesmente só temos que começar a trabalhar e nos concentrar no jogo”.