Um jogador de Diablo Immortal gastou mais de R$ 80 mil tentando obter um item raro no jogo, para então destrui-lo em gesto de protesto contra o modelo de micro-transações agressivo implementado pela Blizzard.

O revoltado é o streamer neozelandês Quin69, que estava tentando obter uma joia de 5 estrelas desde que Diablo Immortal foi lançado em 2 de junho. O item, chamado Sombra Ecoante, finalmente apareceu para ele no fim de semana, após um investimento de NZ$ 25.165,57 (R$ 82 mil) no jogo.

Assim que obteve a joia, Quin decidiu encerrar sua jornada em Diablo Immortal e apagar sua conta em gesto de protesto. No calor do momento, o streamer se esqueceu de tirar uma captura de tela da gema, o que o obrigou a instalar o jogo novamente. Feito isso, ele decidiu também destruir a pedra no jogo, antes de desinstalar novamente.

“Foda-se, fuc**ing Blizzard”, esbravejou Quin, mostrando o dedo médio para a câmera, antes de desinstalar o jogo pela última vez.

“Saia do meu computador, você nem merece ficar nele. Diablo II, você pode ficar. Diablo III, você está em gelo fino, mas tudo bem, eu vou permitir. Diablo imortal? Dê o fora daqui”.

A Sombra Ecoante cobiçada por Quin dá um bônus de atributos ao personagem e é capaz de invocar um clone do mesmo por alguns segundos durante o combate, de forma aleatória. O item é um “drop” aleatório do jogo, ou seja, não pode ser comprado diretamente, mas os jogadores podem pagar por “cristas lendárias”, que são aplicadas durante as masmorras do Elder Rift e permitem o “drop” do item.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Os jogadores podem equipar até seis joias em seu personagem, então teoricamente seria possível repetir o processo – e o investimento -outras cinco vezes para ter apenas gemas de 5 estrelas equipadas.

Diablo Immortal tem sido muito criticado pela ambição de seu modelo de micro-transações, que torna o jogo um “pague para ganhar” nos níveis mais altos. Em geral, os fãs da série têm elogiado as primeiras horas da aventura, mas acabam ficando com má impressão quando descobrem que a partir de um momento o jogo demanda investimentos cada vez mais altos em itens pagos para evoluir o personagem. O problema também arruinaria o PvP, uma vez que jogadores que não pagaram por itens, ou investiram pouco, estariam sempre em desvantagem quando enfrentam aqueles que compraram itens melhores.