Um grupo de investidores americano com participação na Nintendo afirmou que a empresa japonesa pode se transformar em uma competidora mais ampla no entretenimento digital, eventualmente rivalizando com a Netflix e a Disney+.

A ValueAct Capital Partners LP recentemente adquiriu uma participação de 2,6 milhões de ações, ou cerca de 2%, na Nintendo, no valor de aproximadamente US$ 1,1 bilhão. Os investimentos começaram em abril de 2019, mas o grupo aumentou sua posição em fevereiro e março deste ano, de acordo com uma carta enviada aos seus investidores.

O grupo americano é descrito como um “investidor ativista” – um acionista que usa uma participação acionária para adquirir influência sobre a administração de uma corporação.

“O futuro da Nintendo é brilhante”, escreveu a ValueAct em carta vista pela agência Reuters. O documento explica que há potencial para a Nintendo se transformar em uma empresa de entretenimento mais ampla, como tem sido demonstrado por iniciativas recentes como os parques temáticos em parceria com a Universal Studios e uma loja inaugurada em Tóquio no final do ano passado. Um novo filme de animação de Super Mario deve ser lançado “por volta de 2022”.

Em sua análise, a ValueAct comenta que embora a Nintendo não tenha prosperado tanto quanto empresas de videogame como EA e Activision, ela agora está passando por uma transição digital que certamente será recompensada.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Acreditamos que a Nintendo será um dos maiores serviços de mídia digital do mundo, em uma categoria como a Netflix, Disney +, Tencent Interactive Entertainment e Apple Music”, diz a carta.

A ValueAct revelou também que teve várias reuniões com membros da administração da Nintendo e diz que acredita na visão do diretor executivo da empresa, Shuntaro Furukawa.

As empresas japonesas têm sido historicamente desconfiadas dos investidores impetuosos dos EUA, mas a ValueAct afirmou que sua experiência na Nintendo foi diferente. Segundo eles, a gerência da criadora de Mario tem sido “acolhedora para quem dedica algum tempo a entender o jeito único da Nintendo”.

Um porta-voz da Nintendo disse à Reuters: “Estamos cientes de que a ValueAct detém uma participação e estamos conversando com eles. Não divulgamos o conteúdo de nosso diálogo com nossos investidores”.