O estúdio dinamarquês Playdead parece ter correspondido às altas expectativas para seu novo jogo, Inside. Nas primeiras análises publicadas em sites internacionais, o sucessor espiritual de Limbo recebeu muitas notas máximas e foi elogiado unanimemente.

O consenso até agora é que Inside evolui a ideia de Limbo, apresentando uma aventura com ambientação primorosa e cheia de momentos emocionantes.

“Por todas as métricas concebíveis, Inside melhora as bases estabelecidas por Limbo. Ele habilmente equilibra seus elementos. Ele poderia facilmente ter sido muito escuro, muito engraçado, muito enfadonho – mas sempre para antes de ir longe demais em qualquer uma dessas direções. Num relance, você poderia ser perdoado por pensar que passa um pouco demasiado perto de seu antecessor. Mas Inside alcança algo que Limbo não fez: Ele realmente faz jus aos seus momentos de abertura, entregando cenas ensaiadas surpreendentes e uma sequência final inesquecível. Esses últimos momentos de cair o queixo são um desfecho apropriado para este jogo soberbamente bem trabalhadado e bonito”, escreveu o site Polygon, que deu ao jogo a nota 9,5/10.

Para o IGN, “Inside constrói de forma muito clara em cima daquilo que fez Limbo grande, e de fato constrói algo maior. Sua reviravolta inimaginável pode deixá-lo atônito, confuso e, possivelmente, sem palavras, mas vai abastecer acaloradas discussões com os seus amigos sobre o seu significado, a sua mensagem, e suas intenções”. A nota é 10.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O site Giant Bomb concorda com a nota máxima (5/5) e escreve em seu veredicto que “a sequência de Limbo da Playdead amplia e melhora todas as ideias daquele jogo de forma completa. Não há que perguntar por que demoraram seis anos para chegar aqui”.

Igualmente entusiasmado, o avaliador da revista Game Informer elogia muito a ambientação e as surpresas do jogo, e conclui escrevendo que “Inside é o mais próximo que eu já senti de experimentar um pesadelo simulado. É a vitrine perfeita do tipo de emoção que uma experiência interativa pode inspirar”. A nota é 9,75/10.

Inside sai nesta quarta-feira, 29 de junho, para Xbox One e no dia 7 de julho para PC. Veja outras notas abaixo.

TIME 5/5
US Gamer 5/5
Gamblog.fr 10/10
EGM 9.5/10
Destructoid 9.5/10
Hardcore Gamer 4.5/5
Games Radar 4.5/5
DarkStation 4.5/5
God Is A Geek 8.5/10
Attack Of The Fanboy 4/5
Gamespot 8/10
Metro GameCentral 8/10